Festa do Divino Espírito Santo da Casa dos Açores do Algarve

Festa com 28 anos
País: Portugal
Região: Algarve
Local: Faro
Morada: Largo da Estação, Nº. 7, Algarve 8000-133 Faro
Telefone: 289 807 755
E-mail: casaacores_algarve@hotmail.com
Ano da Fundação: 1996
Festa proposta por:
Nome: Ruben Santos
E-mail: casaacores_algarve@hotmail.com

Pesquisas várias, opiniões e notícias longínquas, atribuem a meados do século XIX e à cidade de Tavira os últimos festejos e culto em louvor ao Divino Espírito Santo de que parece haver conhecimento no Algarve.

Quase século e meio após o “desaparecimento” desta vivência, a Casa dos Açores tomou o firme propósito de assumir a plena responsabilidade do resgate e preservação deste culto e festejos no extremo sul do continente português e, desde então, ano após ano, esta sã realidade que o povo açoriano como fiel depositário por quase todo o mundo partilha, tem sido transmitida e vivida pela comunidade açoriana e simultaneamente pela atenta comunidade desta região de acolhimento.

De facto, a 9 de junho de 1996, foi dado o início ao “Ciclo das Nove Ilhas no Culto e Festejos ao Divino Espírito Santo”, ao qual todas as ilhas dos Açores foram “trazidas” na espécie da carne, do vinho, do pão, da massa sovada e dos cozinheiros responsáveis pela genuína confeção das “sopas”, na autenticidade de cada uma das ilhas representadas.

Coroas e Bandeiras do Divino vindas dos Açores, sem excluir filarmónicas também açorianas, ofertaram por estas terras algarvias, em cadenciado passo próprio da circunstância, o Hino do Divino e a alegria plena desta secular tradição.

Cortejos surpreenderam e engalanaram vilas e cidades do Algarve e genuínos foliões que os Açores referenciam, trouxeram também importantíssimo contributo, quanto ao garante da veracidade da Festa.

A missa com coroação, sempre emoldurada por templos repletos de fieis expectantes e atentos ao desenrolar de um cerimonial próprio e único, firma o maior e mais significativo momento vivido e alicerçado de inabalável fé, enquanto cânticos entoados por ensaiadas vozes são ouvidos em simultâneo acompanhamento de indispensável órgão. A Coroação, auge de toda a cerimónia, desperta o entoar de “Veni, Creator Spiritus”. Ainda no Templo, e no desenrolar de cerimonial apropriado, filarmónicas e foliões anunciam a respetiva presença, no vínculo da correspondente atribuição.

Este importante resgate é marco único na diáspora açórica, referenciado com ênfase em órgãos de comunicação social, difundido em notícias e matéria parcial em tese de doutoramento na conceituada Universidade de Salamanca, na vizinha Espanha.

Porém, mais que tudo isso, “O Ciclo das Nove Ilhas no Culto e Festejos ao Divino Espírito Santo” assume a plena retribuição ao Algarve da dádiva que os primeiros povoadores ofertaram às ilhas dos Açores e que os açorianos de todo o mundo entenderam assumir o resgate.

Volvidos quase vinte anos, o Culto ao Divino, envolvendo Açores e Algarve, traduz todo um manifesto abraço fruto da partilha vivida e assim distribuída:

1996 – Concelho de Vila do Porto                   – Festividade em Faro

1997 – Concelho de Angra do Heroísmo        – Festividade em Faro

1998 – Concelho da Horta                                 – Festividade em Faro

1999 – Concelhos Madalena/S. Roque/Lages  – Festividade em Tavira

2000 – Concelhos Velas/Calheta                     – Festividade em Loulé

2001 – Concelhos Sta. Cruz/Lajes – Flores

                              Corvo                                 – Festividades em Albufeira

2002 – Concelho de Sta. Cruz – Graciosa       – Festividade em Lagos

2003 – Concelhos Ribeira Grande/Povoação/

                              Nordeste                             – Festividade em Faro

2004 – Concelho da Praia da Vitória               – Festividade em Faro

2005 – Concelho de Vila do Porto                   – Festividade em Faro

2006 – Concelho da Horta                               – Festividade em Faro

2007 – Concelho de Angra do Heroísmo        – Festividade em Faro

2008 – Concelho de Lagoa (Açores)               – Festividade em Lagoa (Algarve)

2009 – Concelho de Lajes – Flores                  – Festividade em Faro

2010 – Concelho de Sta Cruz – Graciosa – Festividade em Faro 

2011 – Festividade em S, Bartolomeu de Messines

2012 – Festividade em S. Bartolomeu de Messines

                 Festividade em Faro

                 Festividade em Tavira

     2013 – Festividade em S. Bartolomeu de Messines

     2014 – Festividade em S, Bartolomeu de Messines


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK