Império Santo António da Fajã de Baixo

País: Portugal
Região: Açores
Local: S.Miguel
Concelho: P. Delgada
Freguesia: Fajã de Baixo
Morada: Rua dos Pastinhos, Fajã de Baixo, 9500-513 Ponta Delgada
Telefone: 917162423
E-mail: juntafajabaixo@sapo.pt
Festa proposta por:
Nome: Junta Freguesia de Fajã de Baixo
E-mail: juntafajabaixo@sapo.pt

O Império de Santo António, do lugar dos Pastinhos, da Freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, esteve muitos anos sem promover a sua festa, porque não apareceu quem se disponibilizasse pela sua realização. O culto desta tradição foi retomado há poucos anos. A longa interrupção da realização desta festa fez com que não se tenha grandes certezas da data da criação deste império nem dos nomes dos seus fundadores.
No ano de 2014, este Império de Irmãos realizou-se entre de 8 a 15 de junho, sendo Rui Rego o seu promotor.
Como é habitual, durante o período de realização da festa, foi efetuada a distribuição das pensões e das esmolas (pão, massa sovada, carne e vinho) pelos irmãos e pelas pessoas mais carenciadas da freguesia e teve lugar a ornamentação de quartos da carne, massa sovada, pão e vinho. De igual modo procedeu-se ao arranjo do espaço reservado ao Divino Espírito Santo.
Na semana da festa são oferecidas diversas iguarias às pessoas presentes, tais como sopas do Espírito Santo, sardinhas, debulho, frango, etc.
Nas vésperas do dia do abate do gado para a festa é realizado um desfile com o mesmo pelas principais ruas da freguesia para dar a conhecer os animais destinados a este fim.
No dia da Festa organiza-se o cortejo do Espírito Santo, acompanhado pela filarmónica, de casa do imperador para a igreja, na qual é celebrada a missa festiva de coroação, regressando o préstito, depois deste ato religioso, ao local onde serão servidas as tradicionais sopas do Espírito Santo.
Nestas festas do Divino Espírito Santo há lugar para a reza ou canto do terço por parte de todos os devotos que no mesmo queiram participar, para arrematações das ofertas feitas em pagamento de promessas, para se apreciar música de filarmónica, etc. ou seja, para uma série de manifestações que enformam o programa destas festas que galvaniza o povo da freguesia em torno de valores de índole cultural e religiosa.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK