Império do Espírito Santo das Crianças

Festa com 12 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Freguesia: Santa Cruz
Ano da Fundação: 2009

O Império do Espírito Santo das Crianças, da freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, foi construído pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, na primeira década do século XXI, no ano de 2009 e fica situado na Rua Dr. Rodrigues da Silva, na cidade da Praia da Vitória.

Esta Irmandade foi criada no século XIX com objetivo de ajudar crianças carenciadas, filhas de famílias numerosas e que viviam com muitas dificuldades. No entanto, este propósito foi esquecido durante algum tempo até que, em 1959, Manuel Laranjeiras, António Gil e Elias Silva retomaram esta iniciativa construindo um império em madeira.

O império que existe atualmente consiste numa estrutura embutida na parede, porém continua a desempenhar as mesmas funções do passado. A celebração da festa em honra do Divino Espírito Santo realiza-se no Domingo da Ascensão, ou seja, no domingo anterior ao dia de Pentecostes.

Durante o período festivo, é costume haver iluminação, cantoria e uma “bezerrada” destinada às crianças. Em tempos idos, esta “bezerrada”, segundo os testemunhos de algumas pessoas antigas, era feita com carneiros.

No domingo da Ascensão, sai o cortejo do Espírito Santo de junto do Império em direção à Igreja paroquial, acompanhado pela Filarmónica União Praiense, onde é celebrada missa de festa. Terminado este ato litúrgico, têm lugar as coroações. De seguida, o préstito regressa ao local de partida e, junto ao império, são distribuídas “brindeiras” de pão de leite pelas crianças.

Sempre que há disponibilidade orçamental, é feita uma função para as referidas crianças que integram o cortejo da coroação.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK