Império do Espírito Santo da Rua do Rego

Festa com 12 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Freguesia: Santa Cruz
Ano da Fundação: 2009

O Império do Espírito Santo da Rua do Rego (Rua Serpa Pinto), freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, Terceira, foi construído no primeiro quartel do século XXI, no ano de 2009. Trata-se, portanto, de um imóvel moderno, construído pela Câmara Municipal da Praia da Vitória. Esta irmandade é muito antiga e celebra a sua festa em louvor do Divino Espírito Santo, no Domingo de Pentecostes.

Este império era conhecido como o “Império dos Nobres”.

Na quinta-feira que antecede o Domingo de Pentecostes, a comissão do império vai buscar o vinho à freguesia dos Biscoitos. No sábado, da parte da manhã, chega ao império o pão que, tradicionalmente, é fornecido, todos os anos, pela padaria do Juncal.

No domingo da festa – dia de Pentecostes – sai um cortejo, acompanhado pela Filarmónica União Praiense, da casa do irmão que tem o Senhor Espírito Santo, em direção à Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, onde é celebrada missa de festa, no fim da qual, se procede às coroações.

Terminado este ato litúrgico o préstito encaminha-se para o império, seguindo-se a distribuição de pão, vinho e massa doce por todas as pessoas presentes. Findo o bodo, são repartidos pelas casas dos cerca de trezentos irmãos desta irmandade pão e vinho.

Neste dia são sorteados os pelouros/domingas para o ano seguinte.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK