O Império do Divino Espírito Santo dos Nobres, que também é conhecido por império de “Reconhecimento e Beneficência”, fica localizado na Rua D. Pedro IV, freguesia da Matriz, Concelho da Horta – Faial, e foi construído no terceiro quartel do século XVIII, em 1760, em memória da erupção vulcânica de 1672, ocorrida entre as freguesias da Praia do Norte e Capelo. Trata-se, portanto, de um dos impérios mais antigos da ilha do Faial e, até mesmo dos Açores, a serem edificados em alvenaria, em oposição aos improvisados que até então existiam, construídos em madeira.
Aquando da ocorrência da referida erupção vulcânica, foi assumido, pela autoridade municipal, o compromisso de “enquanto o mundo for mundo” organizar, anualmente, um ato religioso composto de procissão, missa e distribuição de esmolas pela população.
Este império realiza a sua festa em Louvor do Divino Espírito Santo no Domingo de Pentecostes.
Neste dia, é tradicional, realizar-se um cortejo do Espírito Santo que sai deste império para a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, acompanhado por foliões e por uma filarmónica, onde é celebrada missa festiva e realizada a coroação do Presidente da Câmara Municipal da Horta. Terminado este ato litúrgico, o préstito regressa novamente ao império procedendo-se, de seguida, à distribuição de pães de massa sovada pelas pessoas presentes.
Neste espírito de partilha, de caridade e de solidariedade para com os mais pobres, a Câmara Municipal da Horta, no âmbito do seu “Voto Municipal de Pentecostes” costuma distribuir, em colaboração com as Juntas de Freguesia, esmolas por famílias carenciadas do concelho.