IMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DOS NOBRES

Festa com 261 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Faial
Concelho: Horta
Freguesia: Matriz
Morada: Rua D. Pedro IV - Horta - Faial
Ano da Fundação: 1760

O Império do Divino Espírito Santo dos Nobres, que também é conhecido por império de “Reconhecimento e Beneficência”, fica localizado na Rua D. Pedro IV, freguesia da Matriz, Concelho da Horta – Faial, e foi construído no terceiro quartel do século XVIII, em 1760, em memória da erupção vulcânica de 1672, ocorrida entre as freguesias da Praia do Norte e Capelo. Trata-se, portanto, de um dos impérios mais antigos da ilha do Faial e, até mesmo dos Açores, a serem edificados em alvenaria, em oposição aos improvisados que até então existiam, construídos em madeira.

Aquando da ocorrência da referida erupção vulcânica, foi assumido, pela autoridade municipal, o compromisso de “enquanto o mundo for mundo” organizar, anualmente, um ato religioso composto de procissão, missa e distribuição de esmolas pela população.

Este império realiza a sua festa em Louvor do Divino Espírito Santo no Domingo de Pentecostes.

Neste dia, é tradicional, realizar-se um cortejo do Espírito Santo que sai deste império para a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, acompanhado por foliões e por uma filarmónica, onde é celebrada missa festiva e realizada a coroação do Presidente da Câmara Municipal da Horta. Terminado este ato litúrgico, o préstito regressa novamente ao império procedendo-se, de seguida, à distribuição de pães de massa sovada pelas pessoas presentes.

Neste espírito de partilha, de caridade e de solidariedade para com os mais pobres, a Câmara Municipal da Horta, no âmbito do seu “Voto Municipal de Pentecostes” costuma distribuir, em colaboração com as Juntas de Freguesia, esmolas por famílias carenciadas do concelho.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK