Império do Divino Espírito Santo das Tronqueiras

Festa com 91 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Freguesia: Santa Cruz
Ano da Fundação: 1930
Festa proposta por:
Nome: Pe. Abel Vieira

O Império do Divino Espírito Santo das Tronqueiras, da freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, fica situado na estrada regional, no Lugar das Tronqueiras, e a data da sua construção remonta ao segundo quartel do século XX, ao ano de 1930.

Esta irmandade celebra a festa do Divino Espírito Santo nos Domingos de Pentecostes e da Trindade, primeiro e segundo bodos.

As festas do império iniciam-se com a saída dos cortejos do Espírito Santo, acompanhado por uma filarmónica, das casas dos imperadores para a igreja, neste caso, a Igreja Matriz da Praia da Vitória, onde é celebrada missa cantada, com coroação no fim (*).Terminado este ato litúrgico, os préstitos dirigem-se para o império, onde são depositadas as coroas e as bandeiras e o pároco procede à bênção do pão e do vinho que depois são distribuídos por todas as pessoas presentes.

Terminado o bodo, os imperadores seguem em cortejo com os seus convidados para o local onde lhes servem uma refeição/função composta por sopa, carne cozida e alcatra e a terminar o tradicional arroz doce.

Da parte da tarde, há arraial, onde são colocadas mesas com diversos petiscos, massa sovada, favas escoadas, tremoços, vinho e sumos, os quais são servidos aos presentes, enquanto confraternizam e convivem e são efetuadas as arrematações das ofertas, cujos proventos revertem a favor do império. À noite, há iluminação, bazar e tem lugar, quando é possível, uma iniciativa cultural que poderá ser a atuação de um grupo de música popular/tradicional ou de um artista convidado para o efeito pela comissão.

Durante os bodos são sorteadas as domingas e nomeados os mordomos para o ano seguinte.

As festas do Espírito Santo costumam encerrar com uma tourada à corda no Lugar das Tronqueiras.

 

(*) Como este império fica muito distante da referida igreja, os convidados seguem de carro até à cidade da Praia da Vitória e organizam o cortejo a partir de uma rua próxima da Matriz de Santa Cruz.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK