Império do Divino Espírito Santo da Ponta Nova

Festa com 96 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Feteira
Morada: Ponta Nova, Feteira, 9700-354 Angra do Heroísmo
Ano da Fundação: 1928
Festa proposta por:
Nome: Leonel Pereira

O Império do Divino Espírito Santo da Ponta Nova, da Feteira, Concelho de Angra do Heroísmo, Terceira, está localizado no lugar da Ponta Nova da referida freguesia e a sua construção data do segundo quartel do século XX, nomeadamente no ano de 1928.

Esta Irmandade celebra a festa do Espírito Santo nos domingos de Pentecostes e da Trindade.

As festas em louvor do Divino Espírito Santo, promovidas por esta  irmandade, iniciam-se no domingo anterior ao do Pentecostes, sexto depois da Páscoa, com a mudança das coroas, bandeiras e varas para o Império, onde permanecem até ao Domingo da Trindade.

Durante estas duas semanas é rezado, à noite, o terço pelos irmãos dos bodos. Terminada a recitação desta oração, as pessoas presentes têm à sua disposição uma mesa com “comes e bebes”.

No sábado, da parte da manhã, desmancham-se as carnes e depois são oferecidas as irmandades aos irmãos do bodo. De igual modo são oferecidas aos criadores do gado postas de carne grandes, pão de leite, uma travessa com arroz doce e vinho. Ainda da parte da manhã, no sábado, é servido um almoço para quem ajuda nas lides do império.  À tarde, confeciona-se os denominados “matracozes” para os irmãos do bodo.

No domingo, realiza-se a missa solene de coroação, finda a qual o cortejo regressa para o império, sendo distribuído de seguida o bodo: pão por todos os presentes. Estes cortejos do Espírito Santo do império para a igreja e vice-versa são acompanhados pela filarmónica da freguesia. Terminado o préstito de regresso ao império os músicos integrantes da filarmónica são convidados, no segundo bodo – domingo da Trindade, para um almoço que tem lugar nas instalações do império. Ainda no domingo à noite, são colocadas mesas com petiscos à disposição dos presentes e fazem-se arrematações com as ofertas dos irmãos, cujos proveitos revertem a favor da irmandade.

Todos estes trâmites e iniciativas repetem-se na semana seguinte, ou seja, a que antecede o domingo da Trindade.

No final da festa são apresentadas as contas do império aos irmãos presentes. As comissões do império são compostas por dois elementos, eleitos por um período de dois anos. Findos estes, procede-se, no dia do “Corpo Deus” à sua substituição e nomeação pelos novos responsáveis para os dois anos seguintes. Todos os anos, no fim das festas, são apresentados os relatórios de contas do império.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK