Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades » IMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA MISSÃO CATÓLICA PORTUGUESA DA BERMUDA

IMPÉRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA MISSÃO CATÓLICA PORTUGUESA DA BERMUDA

Festa com 23 anos
País: Bermuda
Região: St. George's
Local: St. George's
Morada: St. George's Square - St. George's - Bermuda
Ano da Fundação: 1995
Fundador: Eugénio Cabral Lima
Festa proposta por:
Nome: Eugénio Lima

O Império do Divino Espírito Santo da Missão Católica Portuguesa da Bermuda fica localizado em St Georges Square, cidade de Saint George, Município de St. George e foi fundado na última década do século XX, no ano de 1995, por Eugénio Cabral Lima, emigrante açoriano, oriundo da ilha de S. Miguel.

Esta Irmandade celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo no primeiro fim de semana do mês de julho.

Do programa desta festividade consta um tríduo de preparação com missa que se inicia na quarta-feira. Na sexta-feira procede-se à mudança da Coroa da Igreja para o Quarto do Espírito Santo com procissão de velas.

No sábado, pela manhã, procede-se à distribuição das pensões. No final da tarde e pela noite dentro, há arraial animado pela presença de vários grupos portugueses, assim como grande animação e convívio das pessoas presentes, as quais têm à sua disposição os “comes e bebes” à boa maneira açoriana.

No domingo, realiza-se o cortejo do Espírito Santo para a Igreja onde é celebrada missa de festa seguida de coroação. Da parte da tarde, há a distribuição de sopas, seguida de arraial, como no sábado. No mesmo dia, à noite, procede-se à extração das sortes das domingas para o ano seguinte.

A comunidade da Bermuda é generosa pelo que apoia sempre a realização do culto ao Divino Espírito Santo e gosta de participar nesta festa genuinamente açoriana.

Os Bermudianos saem à rua e apoiam esta manifestação religiosa, uma vez que apreciam e valorizam muito a cultura açoriana.


Enviar