Império do Cantinho ou de São Francisco das Almas de São Mateus da Calheta

Festa com 161 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: São Mateus da Calheta
Morada: Lugar do Império, S/N, Terra Alta, São Mateus da Calheta, 9700-589 Angra do Heroísmo
Ano da Fundação: 1857
Festa proposta por:
Nome: Junta de Freguesia de São Mateus da Calheta
E-mail: geral@jfsaomateus.com

O Império do Cantinho ou de São Francisco das Almas fica situado no lugar da Terra Alta, da freguesia de S. Mateus da Calheta, Concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira. A aprovação dos seus estatutos data de 1857, porém estima-se que muito antes já se realizavam festas neste imóvel.

A realização das festividades de antigo culto ao Divino Espírito Santo no lugar do Cantinho acontecem no denominado 2º bodo, ou seja, no Domingo da Santíssima Trindade.

As festas começam no citado fim de semana com arraial, cantoria, etc. e acabam na Quinta-feira do Corpo de Deus com uma tourada à corda.

No dia do bodo, domingo da Santíssima Trindade, realiza-se o cortejo do  Espírito Santo de casa do mordomo para a Ermida de S. Francisco das Almas, onde é celebrada missa festiva seguida de coroação. Após a conclusão deste ato litúrgico o préstito encaminha-se para o império e depois procede-se à distribuição de pão (massa sovada) e vinho pelas pessoas presentes seguindo-se, sempre que possível, o tradicional almoço/função destinado aos convidados do mordomo, constituído por sopas, cozido, alcatra, pão, massa sovada, vinho e sumos. No fim é servido o tradicional arroz doce.

Da parte da tarde há arraial, onde as pessoas vão petiscando, bebendo e convivendo. Durante da tarde há arrematações das ofertas feitas ao império e, à noite iluminação, com atuação, quando é possível, de grupos de música. Ao terminar a festa procede-se ao sorteio dos pelouros e à nomeação dos mordomos para o ano seguinte.


Enviar