Império de São João de Deus

Festa com 134 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Santa Luzia
Morada: Rua de São João de Deus, Santa Luzia, 9700-184Angra do Heroísmo
Ano da Fundação: 1887

O Império de São João de Deus de Santa Luzia, Concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, está localizado no Bairro da referida freguesia e a sua construção remonta ao último quartel do século XIX, nomeadamente ao ano de 1887. Trata-se, portanto, de imóvel centenário que celebra o culto do Divino Espírito Santo no denominado Domingo da Trindade.

O programa das festas é constituído por duas partes complementares: uma de natureza religiosa e outra de caráter lúdico/cultural. A riqueza e a variedade das atividades que enformam o programa destas festividades, sobretudo as da área cultural, dependem, de ano para ano, das disponibilidades orçamentais existentes para o efeito.

Assim, as festas em louvor do Divino Espírito Santo, promovidas por esta  irmandade, iniciam-se no domingo anterior com a mudança da coroa para o Império e terminam na segunda-feira seguinte ao domingo da Trindade.

Do programa constam variadas atividades, nomeadamente na área religiosa, a recitação diária do terço, à noite, no império, na qual podem participar todas as pessoas que o pretenderem fazer e a missa festiva de coroação na Capela que lhe fica contínua. No âmbito lúdico/cultural têm lugar o Pezinho, a Ceia dos Criadores, o Bodo de Leite, a distribuição de esmolas, do bodo e da carne, atuações musicais, entre outras iniciativas. No domingo da festa, dia da Trindade, procede-se, à noite, à nomeação da nova comissão e à extração de pelouros para o ano seguinte.

A festa tem o seu encerramento no dia seguinte, segunda-feira, com a realização de uma tourada à corda.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK