Império da Ribeira Seca de Cima da Vila de São Sebastião

Festa com 135 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Vila de São Sebastião
Morada: Largo Gaspar Ribeiro, Ribeira Seca, Vila de São Sebastião, 9700-639 Angra do Heroísmo
Ano da Fundação: 1889

O Império da Ribeira Seca de Cima, da Vila de São Sebastião, Concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, está situado no Largo Gaspar Ribeiro (Ribeira Seca). Este imóvel foi edificado no segundo quartel do século XIX, no ano de 1889 e celebra a festa do culto do Divino Espírito Santo, nos domingos de Pentecostes e da Trindade.

Nos oito domingos depois da Páscoa, celebra-se o culto do Divino Espírito Santo, destacando-se os dois Domingos  do Pentecostes e Trindade, 1º e 2º Bodos.

Nos tempos recentes, tem acontecido, por vezes, que não existem promessas suficientes para abrangerem as oito domingas, pelo que em algumas delas a festa não se realiza.

Nos domingos do bodo efetuam-se os cortejos das casas dos imperadores para a Igreja, onde são celebradas as Missas Solenes de Coroação, após as quais o préstito regressa ao Império, local onde são colocadas as coroas e as bandeiras e depois são benzidos o pão e o vinho que são distribuídos pelas pessoas presentes.

Da parte da tarde, nos dias dos bodos, há arraial, com petiscos variados, massa sovada e vinho que são servidos aos visitantes e são efetuadas as arrematações a favor do Império.

No Domingo de Pentecostes, ao terminar a festa são sorteados os pelouros para o ano seguinte.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK