Império da Coroa da Lombega

País: Portugal
Região: Açores
Ilha: Faial
Concelho: Horta
Freguesia: Castelo Branco
Morada: Ramada da Lombega s/n
Telefone: 964394004
E-mail: imperio.lombega@gmail.com
Festa proposta por:
Nome: Carlos Viveiros

O Império da Coroa da Lombega é um império do Espírito Santo, da freguesia de Castelo Branco, Concelho da Horta, ilha do Faial, que se encontra localizado no cruzamento da estrada principal daquela freguesia e a cidade da Horta, no caminho de acesso ao Morro de Castelo Branco.

A data de construção deste imóvel remonta aos fins do século XIX, princípios do século XX. A realização da festa em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade promovida por este império, tem lugar, todos os anos, na denominada Segunda Feira do Espírito Santo.

Este império possui um corpo diretivo que é eleito de três em três anos. A festa consiste, normalmente, na recitação do terço no dia anterior à sua realização, no domingo, e na 2ª-feira do Espírito Santo os irmãos e demais pessoas, da parte da manhã, saem em cortejo com as coroas para a igreja, onde é celebrada missa de festa, após a qual o préstito regressa ao Império, que possui um salão onde são servidas as denominadas sopas do Espírito Santo a todos os irmãos convidados.

Terminado este típico repasto, realiza-se, da parte da tarde, um arraial que reúne muitos dos habitantes da freguesia num salutar convívio e partilha de vivências, durante o qual são efetuadas arrematações, cujos proventos revertem a favor do império, e têm lugar, sempre que é possível, os concertos de filarmónica.

A realização da festa é da responsabilidade da direção do império. No entanto, qualquer irmão que pretenda responsabilizar-se pela promoção da mesma, ficando a seu cargo as despesas decorrentes da sua realização, é livre de o fazer.


Enviar