Festa do Divino Espírito Santo da Algarvia

País: Portugal
Região: Açores
Local: S.Miguel
Concelho: Nordeste
Freguesia: Algarvia
Morada: Rua Dom David Dias Pimentel, S/N, Algarvia, 9630-222 Nordeste
Festa proposta por:
Nome: Fábio Amaro da Câmara

 A Festa do Divino Espírito Santo da freguesia da Algarvia, Concelho de Nordeste, Ilha de S. Miguel, celebra a festa do culto ao Divino Espírito Santo na sétima dominga (duas semanas após as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres), ou seja, no Domingo de Pentecostes.  

A Festa do Divino Espírito Santo da Algarvia, do Concelho de Nordeste, tem lugar durante uma semana, isto é, da quinta-feira anterior ao dia da festa, até à terça-feira posterior.    

Na semana anterior à festa, o mordomo sorteado com a sétima dominga vai à casa onde se encontra o Espírito Santo e recolhe a coroa e a bandeira, símbolos que são colocados num quarto do seu domicílio, dignamente preparado e ornamentado para o efeito, onde é construído o altar do Divino. Neste espaço, será rezado o terço durante a semana, com hora marcada para quem pretender participar neste ritual piedoso.

Após a reza do terço, encontra-se à disposição dos presentes os denominados “comes e bebes”, que são servidos nas barracas que estão distribuídas pelo recinto da festa, junto à igreja, cujo produto da venda reverte a favor do Senhor Espírito Santo.

No primeiro dia, quinta-feira, costuma fazer parte do programa da festa um torneio de futebol constituído por jovens dos dois sexos, seguindo-se aos jogos os tradicionais “comes e bebes”;

Na sexta-feira, há a ceia dos criadores, seguida da atuação de um grupo de cantares;

No sábado, procede-se, na freguesia, à entrega das pensões (carne, pão, massa sovada e vinho) e à confeção das tradicionais sopas do Espírito Santo, sendo as mesmas servidas no próprio recinto das festas;

No domingo, é celebrada a missa de festa e a coroação. De seguida realiza-se a procissão, que percorre a freguesia, sendo esta acompanhada pela banda filarmónica. À tarde, a banda convidada presenteia os habitantes deste lugar com um concerto.

Na segunda-feira, é feita a arrematação de gado e há também concerto da filarmónica, procedendo-se depois ao sorteio das domingas para o ano seguinte.

Na terça-feira, há “comes e bebes” e a final do torneio de futebol.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK