Devoção Particular do Divino Espírito santo de Vila Isabel

Festa com 111 anos
País: Brasil
Região: Rio de Janeiro
Local: Rio de Janeiro
Morada: PRAÇA BARÃO DE DRUMOND, N° 17 – VILA ISABEL
Telefone: (55) (21) 2578-8845
E-mail: irmandade.vilaisabel@gmail.com
Ano da Fundação: 1913
Fundador: MANOEL FARIA DOS SANTOS; ANIBAL NATAL CAMPAGNANI; MANOEL PEDRO DE CARVALHO; JOÃO MUNIZ MACHADO; MANOEL DE SOUZA OLIVEIRA
Festa proposta por:
Nome: JOÃO LEONARDO SOARES

A Irmandade da Devoção Particular do Divino Espírito Santo de Vila Isabel, mais conhecida como Irmandade da Praça 7 (por ficar localizada em frente à praça que antigamente tinha este nome), foi fundada a 14 de abril de 1913, sendo, portanto, uma das instituições de matriz açoriana mais antigas da diáspora.

Esta Irmandade tem a sua sede própria, que se encontra localizada na Praça Barão de Drumond, n° 17 no bairro de Vila Isabel.

O seu espaço físico é constituído por um edifício de três pavimentos onde, no rés do chão, se localiza a capela e nos dois andares superiores o salão “António da Rocha Vaz” com capacidade para 200 pessoas e o salão superior com lotação para 90 pessoas.

A Irmandade, que se destacou sempre pelas belas festas em louvor ao Divino Espírito Santo, faz parte da memória coletiva de todo o imigrante açoriano que vive no Rio de Janeiro. Quando os imigrantes aqui chegavam vinham às festas para relembrarem um pouco da sua terra natal e participarem do convívio com a comunidade.

Também abrigou em 1975, 24 refugiados vindos de Angola atendendo ao pedido do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, da Federação das Associações Portuguesas e Luso Brasileiras e da Casa dos Açores – RJ.

Promove todos os anos as cantorias (com o bezerro enfeitado), dois jantares aos doadores (sopa do Espírito Santo, cozido e alcatra), a fabricação do pão para as esmolas e da massa sovada, a procissão em louvor ao Divino Espírito Santo e o sorteio dos pelouros para os irmãos. A sua capela possui quatro insígnias e quatro bandeiras e, como é tradicional, todos os anos a Coroa da Casa dos Açores – RJ, na época das festas, junta-se às da Irmandade para participar nos festejos. Também se faz representar nas festas promovidas pela Casa dos Açores – RJ, com as suas insígnias.

A atual Diretoria é presidida pelo Sr. Fernando Pires Fagundes, filho de açorianos da ilha Terceira. Na direção desta irmandade, ainda estão à sua frente açorianos de raiz que têm procurado passar aos mais jovens este testemunho de fé do povo açoriano.

 Na atual diretoria 40 % dos seus membros é constituida por açorianos e os outros 60% por descendentes de açorianos, portugueses continentais e brasileiros natos.

Além dos festejos do Divino, têm sido promovidos recentemente encontros trimestrais de convívio social, onde são realizados almoços, com leilões de queijos típicos açorianos.

A secretaria da irmandade tem sido procurada por pesquisadores interessados nas festas do Divino Espírito Santo e os seus livros de atas e registos históricos são importantes fontes de pesquisa para estudantes e professores com vista à elaboração dos seus trabalhos académicos.

A Irmandade também possui os seus programas específicos de solidariedade social. Por obrigação estatutária distribui, nas festas em louvor ao Divino Espírito Santo, esmolas de pão e carne aos pobres e necessitados. A comunidade do morro dos Macacos, por estar mais próxima desta instituição, é quem mais beneficia destes programas. Além disso, possui uma caixa de pecúlios para socorrer os Devotos pobres que se encontram doentes, desde que os mesmos requeiram esse auxílio à Devoção. Também, em caso de falecimento de algum Devoto de reconhecida necessidade, a Devoção concederá um auxílio para o funeral.

Recentemente a Irmandade completou 100 anos de fundação com uma grande festa que contou com a presença de dois cantadores vindos diretamente da ilha Terceira: os Srs. António Mota e Carlos Andrade.

https://www.facebook.com/irmandade.vilaisabel


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK