A Irmandade do Divino Espírito Santo de Los Banos, Califórnia, EUA, foi fundada no primeiro quartel do século XX, nomeadamente no ano de 1914. Esta instituição celebra a sua festa do Divino no denominado Domingo da Trindade.
O culto do Divino Espírito Santo, ao longo da história dos Açores, ultrapassou fronteiras e instalou-se nas mais diversas sociedades recetoras de emigrantes açorianos sendo, ainda hoje, mantido, celebrado e vivido nas comunidades da diáspora, quer por açorianos, quer por açordescendentes. Tornou-se num culto emblemático que identifica as gentes do Arquipélago onde quer que se encontrem.
Esta antiga Irmandade celebrou no dia 13 de junho de 2014, o seu centésimo aniversário. Serviu de suporte à realização deste evento secular um rico e variado programa com uma dupla vertente cultural e religiosa que reuniu toda a comunidade de Los Banos e de cidades vizinhas em torno de uma ancestral tradição genuinamente açoriana.
O programa deste acontecimento tem início na sexta-feira, com a recitação do terço ao Divino Espírito Santo, na Capela desta Irmandade.
No dia seguinte, o bodo de leite com o tradicional pezinho, seguido do leilão de gado. Da parte da tarde, tem lugar a celebração da missa na Igreja de St. Joseph, momentos de dança e música, por “Chico Avila” e, finalmente são apresentadas as Rainhas e respetivas Aias.
No último dia da festa, domingo, pela manhã, procede-se à formação da parada no D.E.S., seguindo-se a celebração da missa festiva na Igreja de St. Joseph, presidida pelo Bispo Armando Ochoa. Após o termo deste ato litúrgico, são servidas as sopas no Salão do D.E.S..
Da parte da tarde deste dia, há leilão, recitação do terço na Capela da Irmandade e sopas servidas no mesmo local. À noite, tem lugar atuações de grupos folclóricos e, finalmente, a encerrar o acontecimento, é apresentada a Comissão do próximo ano, as Rainhas e Aias, os Presidentes e as Rainhas anteriores.