A Irmandade do Império do Divino Espírito Santo da Vila do Topo, concelho da Calheta, Ilha de S. Jorge, situa-se na Rua Joaquim Homem Silveira de Noronha, daquela Vila, e foi fundada pelos irmãos e ajudantes, a 14 de março de 2006.
Esta Irmandade realiza a celebração do culto do Divino Espírito Santo no domingo a seguir à Páscoa, ou seja, da Pascoela à Trindade.
Segundo consta, a celebração deste culto, na Vila do Topo, tem tradição secular e julga-se que foi implementada pouco tempo depois do povoamento desta zona da ilha de S. Jorge. Não existem quaisquer registos que confirmem esta hipótese, porém o conhecimento legado pelos ancestrais, que sempre viveram nesta Vila, indica essa possibilidade.
A Irmandade existente atualmente esteve, até há alguns anos atrás, a funcionar de forma idêntica à presente, porém sem a existência de órgãos próprios, uma vez que a Junta de Freguesia é que assegurava a sua responsabilidade.
Esta antiga tradição mantem-se através do pagamento de promessas dos irmãos, efetuado através da realização de jantares em honra do Divino Espírito Santo.
Este ciclo de jantares realizados no âmbito desta tradição, denominados de “normais” inicia-se no Domingo da Pascoela e vai até ao sexto domingo da Páscoa, ao qual se segue a Festa do Espírito Santo, Domingo de Pentecostes. No domingo seguinte, tem lugar a festa da Santíssima Trindade e, por fim, o “jantarinho dos meninos” que, segundo se sabe, é unicamente conhecido nesta Vila do Topo da Ilha de S. Jorge.