Irmandade do Divino Espírito Santo do Império dos Inocentes da Guarita

Festa com 124 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Conceição
Morada: Rua da Guarita, Angra do Heroísmo
Telefone: 924890049
Ano da Fundação: 1901

A Irmandade do Divino Espírito Santo do Império dos Inocentes da Guarita, freguesia da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, está situada na Rua da Guarita e a sua construção remonta ao início do século passado, nomeadamente ao ano de 1901.

A celebração do culto à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade realiza-se nos meses de julho/agosto, pois trata-se de uma data variável.

Arnaldo Lobão foi um dos fundadores desta irmandade que possui como corpos gerentes uma Mesa Administrativa, um Conselho Fiscal, a Assembleia Geral e uma Comissão de Festas.

A festa desta irmandade, segue os tradicionais procedimentos do culto ao Divino Espírito Santo, pelo que se inicia com a mudança da coroa da casa do imperador para o império onde é rezado o terço à noite por todos os interessados.

O programa das festas é constituído por iniciativas de caráter religioso e de índole profana. A parte religiosa, normalmente, não sofre alterações, porém a referente às iniciativas culturais está sempre dependente das verbas adquiridas para a sua realização.

Assim, durante o período da festa, há lugar para o tradicional Pezinho, Ceia dos Criadores, Cantoria que reúne vários repentistas naquele local, Entrega de Esmolas, Bodo de Leite, etc..

No domingo da festa, realiza-se o cortejo, acompanhado por filarmónica, o qual sai do império e dirige-se para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde é celebrada missa solene pelas intenções dos irmãos presentes e por alma dos falecidos. Nesse mesmo dia, à noite, são sorteados, junto ao império, os Imperadores para cada um dos oito domingos a seguir à Páscoa. A lista dos Irmãos a quem tiver caído em sorte os oito domingos é afixada em forma de edital no império.

A Comissão de Festas da Irmandade é nomeada, pelo período de um ano, pela Comissão anterior cessante.

É habitual estas festas serem abrilhantadas com concertos de filarmónica, com atuações de grupos de música variada, com noites de fado, etc.

A festa, costuma encerrar com umavtourada à corda na rua da Guarita a qual, por vezes, é realizada à noite, por volta das 21H00.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK