Império dos Remédios

Festa com 116 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Conceição
Ano da Fundação: 1909

O Império dos Remédios da freguesia da Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, fica situado na Rua Francisco de Ornelas (Bairro do Corpo Santo) e foi fundado em 1909, no Largo dos Remédios, e depois transferido, em 1959, para a Rua Francisco Ornelas, junto à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta irmandade possui uma coroa datada de 1850 e foi fundada pela família Canto e Castro.

Trata-se de uma irmandade centenária que celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo no domingo da Trindade. Esta tem o seu início, no referido domingo com a mudança da coroa para o império onde, à noite, é rezado o terço durante a semana. Num dos dias, normalmente à quarta-feira, realiza-se a Ceia dos Criadores e dos Benfeitores do Império. É tradicional esta refeição ser uma caldeirada de congro. É de salientar que, há 40 anos, este jantar era confecionado com santola, lagosta e cavaco, em virtude de se tratar de um bairro de pescadores, que doavam ao Divino os mariscos que apanhavam.

A bênção da carne e a sua repartição pelos Benfeitores do Império é realizada na sexta-feira.

A coroação é o ponto alto das festividades em louvor do Paráclito, que se realizam, naquele império.

No sábado, que antecede o dia da festa, há a distribuição de esmolas e a recitação do terço no império, no qual podem participar todos os interessados neste ato litúrgico. Após a reza do terço é costume encerrar-se a noite com uma atividade cultural que, normalmente, consiste na atuação de um grupo musical contratado para o efeito.

No domingo da festa, da parte da manhã, há a concentração de crianças junto ao Império dos Remédios para a coroação, cujo cortejo, acompanhado pela Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, sai em direção à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem, onde é celebrada missa por alma dos irmãos falecidos.

Terminado este ato litúrgico, o cortejo de coroação percorre algumas das artérias do Bairro do Corpo Santo, após o qual, tem lugar uma função em louvor do Divino Espírito Santo, na rua em frente ao Império, na qual pode participar o público em geral, constituída por sopa, cozido, alcatra, arroz doce, massa sovada, pão, vinho e sumos. Nesse mesmo dia, à noite, há  animação musical e a extração de pelouros, seguida da nomeação da Comissão de Festas para o ano seguinte.

Na segunda-feira seguinte, realiza-se, à noite, o Bodo de Leite, cujo desfile é efetuado entre o Império da Caridade e o Império dos Remédios, ambos sediados neste Bairro do Corpo Santo. A festa deste dia costuma terminar com a atuação de um grupo musical.

As festividades desta irmandade terminam com a realização de uma tourada à corda no sábado seguinte, da parte da tarde.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK