Império do Lameirinho

Festa com 102 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: Conceição
Ano da Fundação: 1923

O Império do Lameirinho, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, concelho de Angra do Heroísmo, Terceira, fica situado na Rua Dr. Aníbal Bettencourt, mais conhecida por Rua do Lameirinho.

Este imóvel foi construído no 1º quartel do século passado, no ano de 1923 e reconstruido, após o sismo de 1980, ocorrido na ilha Terceira, em 1982.

O Império do Lameirinho celebra a festividade do Divino Espírito Santo no segundo domingo do mês de agosto.

Manuel Toste de Freitas foi um dos fundadores desta irmandade que possui como corpos gerentes uma Mesa Administrativa, a Assembleia Geral e uma Comissão de Festas.

A festa desta irmandade inicia-se com a mudança da coroa da casa do imperador para o império onde é rezado o terço à noite pelos irmãos e outras pessoas que queiram participar neste ato religioso, durante a semana.

O programa das festas é constituído por iniciativas de caráter religioso e de índole profana. A parte religiosa mantém-se inalterável todos os anos, porém a referente às iniciativas culturais está sempre dependente das verbas adquiridas para a sua realização.

Assim, durante a semana, normalmente à 5ª-feira, há lugar para o tradicional Pezinho, para a Ceia dos Criadores e, à noite, para a Cantoria no coreto, a qual costuma reunir vários repentistas da ilha Terceira.

Na 6ª-feira era hábito matar-se o gado no matadouro. À tardinha  a carne vinha para o império e, ao longo da noite, era partida para, no sábado, logo pela manhã, ser distribuída pelos irmãos que tinham colaborado com algum dinheiro ou com o seu trabalho. Assim, logo pela manhã, com o estalar do foguete, iniciava-se a distribuição das esmolas de carne, pão e vinho.

No domingo, dia por excelência da festa, o cortejo parte do império acompanhado por uma filarmónica em direção à Ermida do Desterro, onde é celebrada missa solene pelas intenções dos irmãos presentes e por alma dos falecidos. Neste mesmo dia, à noite, são tirados os pelouros e nomeada a Comissão de Festas para o ano seguinte.

A Mesa Administrativa é nomeada de cinco em cinco anos pela Assembleia Geral.

A realização de uma tourada à corda, no dia 15 de agosto, encerra as festas do Divino Espírito Santo promovidas pela Império do Lameirinho.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK