Império do Espírito Santo da Urbanização de São Pedro

Festa com 52 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Freguesia: Santa Cruz
Ano da Fundação: 1973
Festa proposta por:
Nome: Pe. Alexandre Medeiros

O Império do Espírito Santo da Urbanização de São Pedro, da freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, está situado na urbanização com o mesmo nome. Este império foi construído pela Câmara Municipal da Praia da Vitória na primeira década do século XXI. Trata-se de um edifício recente, que veio substituir o até então existente, que havia sido construído no fim do terceiro quartel do século XX, ao ano de 1973.

Esta irmandade celebra a festa do Divino Espírito Santo em data variável, nos meses de junho/julho – no domingo mais próximo do dia 29 de junho, dia de S. Pedro.

O período festivo desta irmandade inicia-se com a mudança da coroa para o império, onde todos os dias, à noite, é rezado o terço pelos irmãos e demais pessoas que queiram participar neste ato.

Durante a semana, são distribuídas pensões compostas por pão, carne e vinho aos irmãos do império e pessoas mais carenciadas.

No dia da festa, o cortejo sai do império para a igreja, acompanhado por uma filarmónica, e é celebrada missa festiva de coroação.

Consoante a disponibilidade financeira da comissão de festas, poderá haver a atuação de grupos música popular ou de um artista convidado. À noite à iluminação e arrematações. Neste dia são sorteadas as domingas e a comissão para o ano seguinte.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK