Império do Espírito Santo de São Carlos

Festa com 211 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: A. do Heroísmo
Freguesia: São Pedro
Ano da Fundação: 1814

O Império do Espírito Santo de São Carlos, da freguesia de S. Pedro, concelho de Angra do Heroísmo,Terceira, está localizado no Largo de São Carlos e foi construído no primeiro quartel do século XIX, no ano de 1814. Trata-se de uma irmandade bicentenária que celebra a sua festa em honra do Divino Espírito Santo em setembro/outubro (data móvel) fazendo, no entanto, coincidir a coroação no último fim de semana de setembro, como foi prometido pelo povo deste lugar.

Esta irmandade constituiu-se, segundo alguns relatos históricos, em resultado de uma crise vulcânica de grandes proporções ocorrida no interior da Terceira no ano de 1761, a qual tendo-se prolongado por vários meses, ameaçou as gentes residentes em várias freguesias da ilha, nomeadamente as do Lugar de São Carlos. O povo invocou a proteção do Divino Espírito Santo e o perigo passou. Esta ocorrência foi vista como um milagre, pelo que foi assinalada com a fundação de uma Irmandade do Divino Espírito Santo e a realização da festa do império até aos dias de hoje.

A festa desta irmandade, que é uma das mais antigas da ilha, prolonga-se, normalmente por um período de 8/9 dias. O seu programa de atividades inclui uma vertente de cariz religioso e outra de natureza lúdica/cultural. A riqueza destas celebrações e o volume de atividades a desenvolver dependem da disponibilidade financeira das suas comissões organizadoras para o efeito.

A festa deste império inicia-se com a mudança da coroa da casa do Procurador para o império, no domingo que antecede o da coroação. Durante toda a semana, ao fim do dia, há a reza do terço. À noite, após a abertura da iluminação realizam-se diversas atividades de natureza cultural, nomeadamente o pezinho, a ceia dos criadores, a cantoria ao desafio, que costuma reunir em São Carlos os mais afamados repentistas, atuações de diversos conjuntos musicais e de artistas convidados pela comissão, concertos de filarmónica, etc. Na sexta-feira, procede-se à distribuição das pensões de carne, pão e vinho por todos os irmãos residentes neste lugar, bem como por aqueles que residem noutras freguesias e no sábado tem inicio as irmandades. O programa inclui também atividades dirigidas às crianças. Estas festas são conhecidas e afamadas pelas tradicionais morcelas que se podem degustar, no fim de semana, nas diversas tascas existentes no local da festa.

No domingo, da parte da manhã, tem lugar a concentração de pessoas junto ao império, seguindo-se a saída do cortejo do Espírito Santo, acompanhado por uma filarmónica, para a Igreja de S. Carlos, onde é celebrada missa festiva de coroação.

Neste mesmo dia, é feita a nomeação do procurador e são sorteados os pelouros para o ano seguinte. À noite, depois de aberta a iluminação, é costume encerrar-se aquele dia com diversas manifestações culturais.

As festas de S. Carlos terminam, na segunda-feira seguinte, com um bodo de leite e com a realização da tradicional tourada de S. Carlos que reúne, naquele lugar, muitas centenas de aficionados de toda a ilha Terceira.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK