O Império do Espírito Santo das Bicas de Cabo Verde, da freguesia de S. Pedro, concelho de Angra do Heroísmo, Terceira, fica localizado no lugar com o mesmo nome e foi construído na segunda metade do século XX, no ano de 1958.
Esta irmandade celebra o culto ao Divino Espírito Santo no domingo a seguir à festa da Santíssima Trindade.
A festa desta irmandade, como todas as outras da mesma natureza, é constituída por duas partes essenciais: uma de natureza religiosa e outra de cariz popular, cultural.
O programa festivo da Irmandade das Bicas de Cabo Verde inicia-se com a mudança da coroa para o império no domingo anterior ao da missa de coroação. A partir deste dia, e até ao sábado seguinte, é rezado o terço, ao fim da tarde, no império por todos os devotos do Espírito Santo que o desejam fazer.
Integram também o programa desta festividade a ceia dos criadores, atuações de grupos de música popular e de artistas convidados pela comissão, concertos de filarmónica, bazar, arrematações das ofertas feitas pelos irmãos, cujos proventos revertem a favor do império, etc. Por vezes é realizada a tradicional matança do porco. Ainda durante a semana, na sexta-feira são distribuídas as pensões que são constituídas por pão, carne e vinho.
No dia de domingo, o cortejo do Espírito Santo sai do império, acompanhado por uma filarmónica, e dirige-se para o centro de culto, onde é celebrada uma missa festiva de coroação. Após a missa, há o bodo de brindeiras de massa sovada, pão e vinho junto ao império e no fim da tarde realiza-se o bodo de leite, que pode ser seguido da atuação de um agrupamento musical. Neste dia são extraídas os pelouros das domingas e nomeada a comissão para o ano seguinte.
As festas deste império terminam, sempre que há possibilidades para tal, com touradas à corda no Lugar das Bicas de Cabo Verde e nas Figueiras Pretas.