O Império da freguesia de Nossa Senhora da Luz, concelho de Santa Cruz, Graciosa, está situado no Largo da Luz, da referida freguesia e a data da sua construção remonta ao segundo quartel século XX, ao ano de 1928.
Este império celebra a Festa do Divino Espírito Santo nos sete domingos a seguir à Páscoa, com destaque para o denominado Domingo de Pentecostes ou Domingo do Espírito Santo.
Nos domingos seguintes à Páscoa, e até ao dia de Pentecostes, o Espírito Santo percorre a casa dos irmãos que foram comtemplados com as domingas sorteadas no ano anterior. Durante a semana é rezado o terço e no domingo seguinte, realiza-se o cortejo do Espírito Santo para a Igreja, onde é celebrada missa festiva de coroação.
Terminado este ato litúrgico, o préstito do Espírito Santo regressa a casa da família promotora da coroação, a qual, consoante as suas possibilidades financeiras, poderá ou não oferecer um lanche aos convidados. Por vezes, há almoço para todos, caso a família tenha posses para tal. Nos domingos seguintes, volta a acontecer o mesmo nos domicílios das famílias a quem lhes coube, em sorte, as restantes domingas.
No domingo da festa, ou seja, no dia de Pentecostes a comemoração deste culto ancestral é mais expressiva. Assim, os irmãos do império, as suas famílias e os convidados levam à Igreja os símbolos do Divino em cortejo acompanhado pela filarmónica e pelos foliões. Ali é celebrada a missa de festa e são coroadas as crianças. Após a missa, é servido um almoço aos irmãos.
Na parte da tarde, são oferecidas rosquilhas a todas as pessoas presentes e há arraial animado por uma filarmónica, durante o qual são efetuadas as arrematações das ofertas dos irmãos, cujos proventos revertem a favor do império. Neste ambiente de festa há, por vezes, bazar e tasca. Ainda, neste dia à noite, no império, são tiradas as sortes/pelouros que ditarão os nomes dos irmãos comtemplados com as domingas do ano seguinte.