Império do Espírito Santo da Casa de Cima da Fajã Grande

Festa com 139 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Flores
Concelho: Lajes das Flores
Freguesia: Fajã Grande
Ano da Fundação: 1886
Festa proposta por:
Nome: Isilda Corvelo

O Império do Espírito Santo da Casa de Cima da Fajã Grande, concelho das Lajes, ilha das Flores, fica situado na Estrada Regional da referida freguesia e foi fundado no último quartel do século XIX, no ano de 1886.

Esta Irmandade celebra a festa do Divino Espírito Santo no domingo de Pentecostes.

Este imóvel, para além da finalidade religiosa, teve também outras funções: sede da filarmónica e serviu também como salão de visitas e sala VIP da freguesia.

O programa festivo do Espírito Santo desta irmandade inicia-se com a mudança das insígnias para o império acompanhadas pelos foliões. O terço é rezado toda a semana e são cantadas alvoradas no domingo, terça-feira, quinta-feira e sábado.

O principal objetivo de cada império é o de louvar o Divino Espírito Santo, sobretudo através da partilha da carne e de pão pelos mordomos (irmãos) e pelos pobres que não são mordomos ou que sendo, não podem pagar a carne.

Os “cabeças” (comissão do império) são os responsáveis, em cada ano, pela festa que tem três momentos importantes: o abate do gado, na sexta-feira, no sábado, a bênção da carne e a sua distribuição pelas casas dos mordomos, acompanhados da coroa, bandeiras e foliões, (após o desmanche da carne, há lugar à arrematação dos fígados e chambões, cujos proventos ajudam a descer o preço que os mordomos pagam pelos pesos de carne anteriormente encomendados) e a festa no domingo que consiste na saída do cortejo, acompanhado por filarmónica/foliões, para a igreja paroquial, onde é celebrada missa solene aplicada pelos irmãos falecidos e pelas intenções dos presentes. Costumam integrar este préstito crianças, jovens e adultos vestidos a rigor.

Terminada a missa o cortejo regressa ao império acompanhado pelos foliões ou filarmónica, onde se dá continuidade às atividades de natureza cultural, tais como, jogos, bailes, arraial e distribuição gratuita de massa sovada, vinho abafado e licores por todos os presentes.

Antes de encerrar a festa são efetuadas as “sortes” para a nomeação dos “cabeças” do ano seguinte.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK