Império do Bairro de São Pedro

Festa com 116 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Terceira
Concelho: Praia da Vitória
Freguesia: Biscoitos
Morada: Irmandade do Império do Bairro de S. Pedro, Bairro de S. Pedro, 9760-051 Biscoitos
Telefone: 295 908230
E-mail: geral@jfbiscoitos.com
Ano da Fundação: 1909
Festa proposta por:
Nome: Junta de Freguesia dos Biscoitos
E-mail: geral@jf.biscoitos.com

O Império do Bairro de São Pedro dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, ilhaTerceira, está localizado no Largo Dr. Teotónio Machado Pires da referida freguesia. Trata-se de um imóvel centenário, cuja construção remonta ao princípio do século XX, nomeadamente ao ano de 1909.

Esta irmandade celebra a festa do Divino Espírito Santo nos domingos de Pentecostes e da Trindade.

Este império promove e celebra a festa do Espírito Santo, cujo programa  engloba uma vertentede cunho marcadamente religioso e outra de natureza sociocultural.

No âmbito do programa festivo dos bodos, nos sábados anteriores aos domingos de Pentecostes e Trindade, são cozinhadas as fressuras das rezes abatidas, iguaria a que dão o nome de “molho de bofes”. A carne, depois de partida, é dada em esmolas aos irmãos do império. Todas as pessoas que apreciam este cozinhado têm a oportunidade de disfrutarem do mesmo. No sábado à tarde, depois da missa, é distribuída carne pelos irmãos do império.

Nos domingos do bodo organizam-se os cortejos do Espírito Santo, acompanhados por uma filarmónica, das casas dos imperadores para a igreja, onde é celebrada missa festiva de coroação, no fim da qual os préstitos regressam ao império, seguindo-se a bênção do pão e do vinho que depois são distribuídos pelas pessoas presentes no bodo. Concluída esta etapa, os imperadores poderão ou não oferecer o almoço, denominado de função, aos seus convidados, o qual é composto por sopa, cozido, alcatra, arroz doce, pão, massa sovada, vinho e sumos.

Da parte da tarde, os mordomos colocam mesas com alguns aperitivos, massa sovada, favas escoadas, tremoços, etc. no espaço onde o bodo tem lugar, para que as pessoas, possam ir petiscando e convivendo umas com as outras. Nos arraiais, ouvem-se concertos de filarmónicas, fazem-se arrematações, cujos proventos revertem a favor do império e no domingo de Pentecostes à noite, sorteiam-se as domingas para o ano seguinte. No domingo da Trindade, também no fim da festa, nomeiam-se os mordomos para o próximo ano.

Nas segundas-feiras do Pentecostes e da Trindade, são distribuídos pelas casas dos irmãos, que pagaram as irmandades, pão e vinho.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK