A Festa do Divino Espírito Santo de Camboriu remonta ao ano de 1851 e teve como fundadores os devotos do culto à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
A celebração desta ancestral tradição acontece no Domingo de Pentecostes. Este culto, que ultrapassou fronteiras com a emigração dos casais açorianos que rumaram ao Brasil para colonizarem e garantirem a posse das terras sulinas brasileiras para a coroa portuguesa germinou e medrou nas zonas onde a presença de açorianos teve maior implantação e influência, continuando, até aos dias de hoje, a marcar o ciclo existencial dos açordescendentes por forma a estreitarem cada vez mais o seu relacionamento com Deus e a praticarem a solidariedade e o amor fraterno, através de iniciativas de índole sociocaritativa entre os irmãos mais necessitados.
A festa, aqui como noutros distritos, é celebrada a rigor e conforme as posses dos seus promotores, pelo que os seus integrantes se galvanizam para experienciarem momentos de grande alegria traduzidos na vivência das ricas cerimónias litúrgicas deste culto e na realização de expressivas manifestações de natureza cultural.