Projeto

O Culto do Divino Espírito Santo é comumente aceite como a maior manifestação de natureza religiosa dos Açorianos e o legado cultural que melhor define e carateriza a Açorianidade.

Esta celebração, inerente à nossa identidade, ultrapassou mesmo as fronteiras das nove ilhas atlânticas através das várias gerações e vagas de emigração, e constitui, por isso, a melhor ponte de comunicação e o maior fator de agregação existente entre açorianos, onde quer que se encontrem.

O Governo dos Açores pretende, por isso, fazer um levantamento e disponibilizar informação sobre estas comemorações e Festas do Divino Espírito Santo, nos Açores e nas comunidades da diáspora, incluindo a sua localização geográfica, o respetivo calendário e notas históricas e de interesse.

Pretende-se, assim, reforçar o conhecimento e a preservação desta tradição secular vivenciada por milhares de açorianos e seus descendentes e promovê-la, em especial junto das gerações mais jovens, das sociedades onde se integram as comunidades açorianas e, ainda, dos turistas que visitam a Região e procuram manifestações genuínas da cultura e vivência dos Açores e dos Açorianos

No Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo estão ainda disponíveis diversos trabalhos sobre o culto do Espírito Santo, realizados por estudiosos e investigadores de Portugal, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.

A concretização deste projeto e a sua permanente atualização só será possível com a colaboração de todos os visitantes e interessados nesta temática.

Participe e divulgue a sua Festa do Divino Espírito Santo.


Enviar