Mensagem de boas vindas

presidente_governo_acores_vasco_cordeiro

De entre os múltiplos usos e costumes deste Povo que se forjou no Atlântico, o culto ao Divino Espírito Santo será, certamente, dos mais próximos e queridos de todos os Açorianos, seja qual for a sua ilha de origem ou o lugar onde se encontre.

As Festas em honra do Divino Espírito Santo acompanharam sucessivas gerações de Açorianos nas nove ilhas, mas também nos seus percursos de emigração, e constituem hoje, por isso, um valioso património cultural que projeta a Região e se mantém como parte indissociável da vivência dos Açorianos e das suas Comunidades.

Esta tradição afirmou-se, em suma, como um dos pilares identitários da Açorianidade e, por isso, a Segunda-Feira do Espírito Santo foi instituída como o Dia dos Açores, aliando, assim, à vertente cultural e religiosa das Festas a maior celebração institucional da Região.

É neste sentido que importa registar e localizar as celebrações destas festividades, onde quer que aconteçam, para que sejam melhor conhecidas, compreendidas e valorizadas.

Por isso, ciente da potencialidade das Festas do Espírito Santo para a afirmação dos Açores no mundo, o Governo dos Açores desenvolveu o sítio “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo”.

Este Roteiro constitui-se como um instrumento de conhecimento sobre as diversas Festas, a sua localização, datas e caraterísticas, mas pretende ser, de igual modo, um espaço interativo entre as centenas de Irmandades existentes nos Açores e nas Comunidades, bem como de divulgação da imagem e potencialidades da Região Autónoma dos Açores.

Seja bem-vindo ao “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo”!

Vasco Cordeiro

Presidente do Governo Regional dos Açores


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK