Mensagem de boas vindas

presidente_governo_acores_vasco_cordeiro

De entre os múltiplos usos e costumes deste Povo que se forjou no Atlântico, o culto ao Divino Espírito Santo será, certamente, dos mais próximos e queridos de todos os Açorianos, seja qual for a sua ilha de origem ou o lugar onde se encontre.

As Festas em honra do Divino Espírito Santo acompanharam sucessivas gerações de Açorianos nas nove ilhas, mas também nos seus percursos de emigração, e constituem hoje, por isso, um valioso património cultural que projeta a Região e se mantém como parte indissociável da vivência dos Açorianos e das suas Comunidades.

Esta tradição afirmou-se, em suma, como um dos pilares identitários da Açorianidade e, por isso, a Segunda-Feira do Espírito Santo foi instituída como o Dia dos Açores, aliando, assim, à vertente cultural e religiosa das Festas a maior celebração institucional da Região.

É neste sentido que importa registar e localizar as celebrações destas festividades, onde quer que aconteçam, para que sejam melhor conhecidas, compreendidas e valorizadas.

Por isso, ciente da potencialidade das Festas do Espírito Santo para a afirmação dos Açores no mundo, o Governo dos Açores desenvolveu o sítio “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo”.

Este Roteiro constitui-se como um instrumento de conhecimento sobre as diversas Festas, a sua localização, datas e caraterísticas, mas pretende ser, de igual modo, um espaço interativo entre as centenas de Irmandades existentes nos Açores e nas Comunidades, bem como de divulgação da imagem e potencialidades da Região Autónoma dos Açores.

Seja bem-vindo ao “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo”!

Vasco Cordeiro

Presidente do Governo Regional dos Açores


Enviar