Esta Irmandade do Espírito Santo foi fundada a 20 de Maio de 1911, no lugar da Companhia de Cima, freguesia de São João, com o nome de “Império União e Caridade”.
Como já existia no Concelho de Lajes do Pico outro império com o mesmo nome, o Registo Nacional de Pessoas Coletivas não aceitou esta denominação, pelo que no dia 7 de Maio de 1997, foi feita uma nova escritura, a fim de se regularizar a situação da Irmandade que passou a denominar-se “Irmandade do Espírito Santo – Império da Companhia de Cima, de São João – Pico”.
Foram sócios fundadores dos novos estatutos redigidos em 1997, José Armindo Alves Gonçalves, Aníbal Luis Alves Gonçalves, Jaime Manuel Oliveira Rosa, Manuel Goulart Oliveira, Miguel Rodrigues Goulart, António Manuel Melo Batista, António Ávila Garcia da Rosa, Norberto Ávila Garcia, Manuel Ávila Garcia da Rosa, Fernando Cândido Martins, José Ávila Garcia da Rosa e Maria Alice Silveira Maciel Goulart
Os novos estatutos determinam que “tudo o que era do Império União e Caridade (coroa, estandarte e varas) passa imediatamente a pertencer à irmandade agora constituída legalmente que será possuidora de um Cartão Fiscal de Pessoa Coletiva”.
A celebração do culto realizada por esta Irmandade, como se trata de uma festa móvel, realiza-se nos meses de maio ou junho de cada ano.
No dia da festa tem lugar o banquete comum, o tradicional jantar dos irmãos. Como nas demais festas do Espírito Santo, neste lugar o culto vivencia e promove, essencialmente, os valores consubstanciados na partilha, na dádiva, na solidariedade, cujas raízes mergulham na maior da virtudes cristãs: a caridade.

