Império do Espírito Santo da Ribeirinha de Guadalupe

Festa com 98 anos
País: Portugal
Região: Açores
Local: Graciosa
Concelho: S. C. da Graciosa
Freguesia: Guadalupe
Morada: Largo da Ribeirinha, Guadalupe, 9880-000 Santa Cruz da Graciosa
Ano da Fundação: 1928
Festa proposta por:
Nome: Junta de Freguesia de Guadalupe
E-mail: freguesiaguadalupe@sapo.pt

O Império Do Espírito Santo da Ribeirinha, da freguesia de Guadalupe, Concelho de Santa Cruz, Graciosa, foi fundado no ano de 1928, pelo povo desta localidade.

Este império, como os demais existentes na freguesia, celebra a Festa do Espírito Santo nos sete domingos a seguir à Páscoa, com destaque para o denominado domingo de Pentecostes, domingo do Espírito Santo, que apenas tem lugar bienalmente. 

Nos domingos seguintes à Páscoa, e até ao dia de Pentecostes, o Espírito Santo vai para casa dos irmãos que foram comtemplados com as domingas sorteadas no ano anterior. Durante a semana é rezado e, por vezes, cantado o terço. No domingo, realiza-se o cortejo do Espírito Santo para a Igreja, onde é celebrada missa de festa e a coroação de uma criança.

Terminado este ato litúrgico, o préstito do Espírito Santo regressa a casa da família promotora da coroação, a qual, geralmente, oferece um lanche aos convidados. Por vezes, há almoço para todos, caso a família tenha posses para tal. Nos domingos seguintes, volta a acontecer o mesmo nas casas das famílias a quem lhes coube em sorte as restantes domingas.

No domingo da festa, ou seja, no dia de Pentecostes, a comemoração deste culto ancestral é maior. Assim, os mordomos, os irmãos do império, as suas famílias e os convidados levam à Igreja os símbolos do Divino em cortejo acompanhado pela filarmónica. Ali é celebrada a missa de festa e são coroadas as crianças. Após a missa, é oferecido um almoço composto de várias iguarias, no qual não faltam as tradicionais sopas do Espírito Santo, carne cozida e assada, o arroz doce com massa sovada, vinho e sumos.

Neste dia, da parte da tarde, procede-se à distribuição do bodo, oferta de rosquilhas, confecionadas com farinha de trigo e amassadas com leite, vinho e alguns petiscos. Há também arraial e arrematações das ofertas dos irmãos, que revertem a favor do império. Ainda, neste dia à noite, no império, são tiradas as sortes/pelouros que ditarão quem serão os irmãos e o mordomo que cumprirão a domingas no ano seguinte.


Enviar
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK