O Império do Divino Espírito Santo, da freguesia de Santo António de Nordestinho, Concelho de Nordeste, ilha de S. Miguel, realiza a sua festa em honra do Divino Espírito Santo na sétima dominga, durante três dias (sexta-feira, sábado e domingo).
Na sexta dominga, o mordomo vai levantar a coroa e a bandeira que se encontram na residência da pessoa que foi sorteada naquele dia e coloca estes símbolos num quarto da sua casa que foi previamente ornamentado e preparado com um altar para o efeito. Neste local, é cantado/rezado o terço até ao dia de realização da festa.
Do programa comemorativo deste culto constam as seguintes atividades:
Nos domingos anteriores à festa, é efetuado, na freguesia, o peditório para as pensões que são constituídas por carne, pão e vinho;
Na sexta-feira, procede-se à arrematação de gado, seguindo-se um animado convívio entre com as pessoas presentes, ao qual não faltam os habituais “comes e bebes”;
No sábado, efetua-se a distribuição das pensões pelas pessoas que contribuíram para o efeito, e das esmolas aos mais carenciados. Depois realiza-se o jantar com as “sopas” do Espírito Santo, as quais são confecionadas em casa do mordomo, com a colaboração de várias pessoas. Esta refeição é servida, por vezes, nas instalações do Centro Cultural da freguesia ou outros locais.
No domingo da festa é celebrada missa festiva. Da parte da tarde realiza-se a procissão do Espírito Santo pela freguesia, a qual é acompanhada por uma banda, seguindo-se depois o arraial, durante o qual atua a filarmónica. Por fim, é efetuado o sorteio das domingas para o ano seguinte.

